sexta-feira, maio 05, 2006

Google exerce lobbying contra Microsoft


A Google começou recentemente a exercer lobbying. A Microsoft torna-se um dos primeiros alvos junto do Departamento de Justiça em Washington e da Comissão Europeia. Em causa está a inclusão de uma caixa de busca no novo Internet Explorer 7. O motor definido por defeito é o MSN. Segundo a Google, em concordância com as leis anti-monopólio, o motor de busca deveria ser escolhido pelo utilizador durante a instalação. A Microsoft defende que isso dificultaria o processo e acrescenta que é muito fácil ao utilizador trocar o MSN por qualquer outro motor de busca.
A pergunta que se põe é: por que motivo a Google inicia o lobbying desta forma? Será apenas porque, devido ao seu crescimento, já o pode fazer? Ou será que a Google receia o que a Microsoft possa fazer futuramente em termos tecnológicos? Será que o avanço tecnológico da Google em relação à Microsoft já não é suficiente e por isso precisa de alargar a frente de combate ao campo jurídico? E o que vão pensar disto os investidores?
Entretanto, a Microsoft procede a uma injecção de capitais no MSN.

Mais informação:
Businessweek sobre a entrada da Google no lobbying
New York Times lobbying contra Microsoft
New York Times investimento da Microsoft no MSN