quarta-feira, maio 17, 2006

Todas as bibliotecas num só livro



O mundo da divulgação, gestão e arquivamento do conhecimento está a passar por uma grande modificação. Hoje, Kevin Kelly publicou, no New York Times, um artigo de fundo sobre a possibilidade de se estar a criar uma espécie de Biblioteca Universal que contém todos os livros produzidos pela humanidade.
Há pessoas e instituições empenhadas em tornar acessível toda a informação e todo o conhecimento a todos os humanos. Mas há também um mercado, tecnologia e interesses que para lá levam. Possivelmente, um dia todos os humanos terão acesso digital a todo o saber textual existente no mundo.
Enquanto isso surge perguntas como: que vai acontecer com o livro, o saber, a legislação e o mercado de conhecimentos actualmente existente?

Fonte:
The New York Times

Foto:
Abelardo Morell/Bonni Benrubi Gallery
Uma das companhias a trabalhar actualmente na digitalização de livros é a 4DigitalBooks. Tem máquinas capazes de digitalizar 3000 páginas por minuto. Há empresas na Índia e na China que estão a prestar serviços de digitalização que custam cerca de cinquenta cêntimos por livro. Tudo isto reforça a ideia de que progressivamente grandes quantidades de livros estejam disponíveis na Internet, com as vantagens próprias do mundo digital, ou seja, em formatos pesquisáveis e com ligações a livros próximos, comentários e inclusivamente a notas deixadas por leitores.