Good night, and good luck
O filme baseia-se num facto verídico ocorrido nos anos cinquenta. Edward R. Murrow, jornalista da CBS, confronta os métodos do Senador McCarthy na Comissão do Senado das Actividades Anti-americanas. O Senador McCarthy cometeu alguns exageros e atropelos legais na caça aos comunistas em solo americano. Murrow, contra todas as pressões do exército, políticos e patrocinadores decidiu apresentar o caso no seu programa de televisão. Em consequência do sucedido, McCarthy, no uso do direito ao contraditório, acusou Murrow de ser comunista. Murrow defendeu-se com brilhantismo o que conduziu o Senado a investigar e retirar poder a McCarthy.
Trata-se assim de um episódio da história da liberdade de expressão nos Estados Unidos. Episódio este ao qual se associam outros como a disputa judicial em torno da revista pornográfica Hustler, já apresentado no filme “Larry Flint” ou a redacção de um prólogo de Noam Chomsky a um livro de história com teses pró nazis.
Mais informação:
1 Comentários:
A perseguição como uma autêntica "caça às bruxas" a quem de ideologia política ou até apenas de ideologia sem ser política ou não, manifesta-se contrário a um poder instaurado. Esta perseguição que resulta de um medo de "queda" por parte do perseguidor que o conduz a ter a primeira reacção: o ataque, provocando climas de autêntico terror, suspeita, traição nas vidas pessoais de cada um.
Gostei!
Enviar um comentário
<< Principal