quinta-feira, julho 06, 2006

Escolas inauguram Bibliotecas Escolares

Por Augusto Pinho

No dia 21 de Junho foram inauguradas, no âmbito do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), três novas Bibliotecas Escolares nas seguintes escolas do Concelho de Ovar: EB1 São João (Válega); Jardim de Infância/EB1 Oliveira Lopes (Válega) e EB1/JI São Donato (S. João de Ovar). O Programa Rede de Bibliotecas Escolares é um projecto nacional que tem vindo a apoiar a criação e/ou desenvolvimento de bibliotecas escolares nas escolas públicas portuguesas dos diferentes níveis de ensino.
A abertura oficial das três Bibliotecas Escolares contou com a presença de José Saro, representante da Rede de Bibliotecas Escolares da Direcção Regional da Educação do Centro (DREC) e da Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Conceição Vasconcelos.
José Saro salientou que “a Biblioteca Escolar deve ser entendida como um centro de recursos de livre acesso e não como uma biblioteca tipo armário (conceito tradicional) onde o contacto com os livros se encontra vedado aos alunos”.
“O país precisa que vocês leiam muito e criem hábitos de leitura, por isso devem visitar regularmente a biblioteca, ela ser-vos-á muito útil”, asseverou José Saro tendo como “alvo” os discentes. E terminou com o slogan: “Uma história por dia, nem sabes o bem que fazia!”
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Conceição Vasconcelos apelou aos docentes para que “coloquem todo o empenho e dinamismo na arte de educar e de ensinar e na rentabilização das Bibliotecas Escolares”.
Há ainda a destacar a apresentação de um diaporama multimédia intitulado “História do Livro Activo” pelos alunos da EB1 Oliveira Lopes. Moral da história: “Um livro é um amigo e um bom livro é um mundo inteirinho de achados”. A promoção do “culto” da leitura em contexto de biblioteca é uma das acções essenciais para a concretização efectiva do Plano Nacional de Leitura (recentemente aprovado em Conselho de Ministros), e que tem como fito o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar. O espólio existente nestas novas bibliotecas (não só os livros, mas também as “novas” tecnologias), constitui sem sombra de dúvida, uma mais valia para as suas comunidades escolares, no sentido do enriquecimento cultural e do combate à iliteracia das novas gerações.