segunda-feira, abril 03, 2006

Concerto de Páscoa... Memorável!


Por Augusto Pinho

Um final de tarde solarenga serviu de mote para as actuações irrepreensíveis do Grupo Coral “Laudamus” de Válega e do Coral de Letras da Universidade de Coimbra
No passado dia 2 de Abril, a Igreja Matriz de Santa Maria de Válega foi palco de um Concerto de Páscoa. A organização do evento esteve a cargo do Grupo Coral “Laudamus”. Este grupo surgiu sensivelmente em 1999, com o fito de animar quinzenalmente, a missa vespertina da paróquia. A missão do Grupo Coral “Laudamus” passa também pela animação e participação nas várias actividades e nos momentos fortes da comunidade paroquial. Hoje em dia, o coral conta com dezoito elementos nas suas hostes e tem como lema: “Se eu penso em mim tu ficas só, se eu penso em ti seremos nós”. O grupo coral “Laudamus” vale pelo seu todo. Sim, é verdade. No entanto, também é inegável que uma das suas mais valias é o virtuosismo e a energia do maestro Eduardo Martins, a “alma mater” do coral (um jovem valeguense que tem a música à flor da pele).
O concerto propriamente dito, teve início com a actuação do Grupo Coral “Laudamus”, que interpretou magnificamente e eximiamente a obra “Miserere” do compositor conimbricense Francisco Macedo, datada de 1870. O “Miserere” (Salmo 50), trata-se de um salmo penitencial, um hino ao Deus misericordioso, elevado pelo pecador arrependido. A apresentação do “Miserere” decorreu com o coro, todo ele em versão feminina (encantadora), a cantar em uníssono. A polifonia da obra foi evocada nas partes dos solistas; Eduardo Martins e Lígia Martins, a genial “prata da casa”; e Gisela Fardilha, uma convidada especial, que trouxe ainda mais brilhantismo e genialidade ao concerto. É ainda de destacar o desempenho de Pedro Lopes, o exímio e virtuoso organista convidado.
Seguiu-se a interpretação magistral da peça “Missa Brevis em Ré Menor” de Wolfgang Amadeus Mozart pelo Coral de Letras da Universidade de Coimbra (CLUC), também sob a regência do maestro e organista Eduardo Martins (estudante de enfermagem na Universidade de Coimbra). O CLUC é um grupo misto constituído maioritariamente por alunos e ex-alunos da Universidade de Coimbra. Eduardo Martins desde que assumiu funções no ano lectivo de 2004/05, tem procurado a revitalização deste coral através da apresentação de um novo reportório no qual se insere a “Missa Brevis em Ré Menor” de Mozart. É de realçar, e como corolário de uma intensa actividade (iniciada em 1994), a gravação e o lançamento do seu primeiro álbum homónimo, no ano lectivo de 2003/04.
O CLUC antes da apresentação da obra “Missa Brevis em Ré Menor” brindou o público presente com outros cinco temas que fazem parte do seu actual repertório: “Gaudeamus”; “Acordai”; Balada de Outono”; “Aleluia” e “Balada para Coimbra”.
No encerramento do concerto, o Grupo Coral “Laudamus” juntou-se ao CLUC e ambos interpretaram o “Aleluia” de Händel para gáudio de todos os presentes, que os aplaudiram de pé, em apoteose. O Concerto de Páscoa terminou com a entrega de lembranças aos elementos do CLUC, à solista Gisela Fardilha e ao organista Pedro Lopes. Seguidamente todos rumaram a uma sala contígua à nave da igreja onde decorreu um belíssimo convívio.
No final, Eduardo Martins tinha a felicidade estampada no rosto. O maestro fez o balanço do concerto, asseverando que este “foi extremamente positivo, tendo mesmo superado as melhores expectativas, em virtude, não só da excelente aderência do público à iniciativa, mas, também das irrepreensíveis performances dos dois grupos corais”. Valeu bem a pena! Parabéns!
AUGUSTO PINHO